Quem somos


O LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - surgiu no final de 2013, como um núcleo de estudos em teorias, metodologias e questões relacionada ao Ensino de História no Brasil. Ele está integrado ao Departamento de História da UNESPAR, Campus União da Vitória, e desde então, tem promovido uma série de palestras e eventos sobre o tema.

Dentro e fora da UNESPAR, o LAPHIS tem trabalhado e atuado junto a formação de professores, organizando encontros sobre a questão da aprendizagem histórica, formação e educação escolar, entre outros. Atualmente desenvolve projetos multicampi, principalmente em parceria com representantes da UERJ.


A organização do 6o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História vêm de encontro a proposta de dinamizar o uso de recursos tecnológicos modernos no debate sobre o estudo de História Oriental, em suas mais diversas expressões, promovendo um acesso amplo e gratuito aos estudantes e docentes de história.


Integrantes


Prof. Dulceli Tonet Estacheski 
[Organização do Evento, integrante do LAPHIS]: é professora  adjunta do curso de História da UFMS, campus de Nova Andradina. Desde 2007 atua na formação docente com as disciplinas de Práticas de Ensino de História e Estágio Supervisionado. Desenvolve pesquisas na área dos estudos de gênero com temáticas como violência de gênero, suicídio e questões de gênero e sobre mulheres no meio rural. Entre os livros publicados, destaca-se 'Crimes Sexuais: a histórica culpabilização das vítimas' da Editora Appris. É co-fundadora do periódico Mais que Amélias, voltado para o estudo de questões de gênero e feminismos que recebe artigos para publicação em fluxo contínuo e membro do LEGH - Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC.

Prof. Everton Carlos Crema [Organização do Evento, Diretor do LAPHIS]: Professor do Curso de História, da UNESPAR - FAFIUV - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória. Membro do Conselho de campus (2014-2016) Desenvolve projetos de pesquisa em História da Alimentação, Modernidade, História do Paraná, História Local e Ensino de História. Desenvolveu como Coordenador o Projeto: Os Catadores da Margem Esquerda: Coleta e Sobrevivência no Médio Iguaçu no século XXI. Coordena projeto de pesquisa e extensão - Linguagens e Tecnologias para o Ensino de História - Fundação Araucária. Membro fundador do LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - UNESPAR FAFIUV. Membro do Grupo de Pesquisa - Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado - vinculado a UFSC - CNPQ, Membro do grupo de Pesquisa História Intelectual, História dos Intelectuais e Historiografia - vinculado a UFPR-CNPQ e Membro do grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ.


Prof. André Bueno [Organização do Evento, integrante do LAPHIS]:  É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro [UERJ]. Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em Sinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: China, pensamento chinês, cultura chinesa, história e filosofia antiga, interações culturais e ensino de história. É o fundador do Projeto Orientalismo, de difusão e pesquisa em História e Cultura Asiática. Tem mais de dez livros publicados sobre questões históricas da China, além de traduções e publicações em geral. É membro da Associação Europeia de Estudos Chineses e da Associação Europeia de Filosofia Chinesa; Colaborador no Laboratório de Estudos da Ásia [LEA] da USP; membro do grupo Leitorado Antiguo [UPE]; membro do Alaada - Associação Latino Americana de Estudos Asiáticos; membro da Rede Iberoamericana de Sinologia [Ribsi]; membro do LHER - Laboratório de Experiências Religiosas da UFRJ; membro do Council for Research in Values and Philosophy (CRVP); membro do projeto Re-Learning to Be Human for Global Times: The Role of Intercultural Encounters (Iasi, Romênia)



O grupo de estudos em História antiga, o Leitorado Antiguo da UPE, é um dos principais promotores, junto com o LAPHIS, do 4o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História, e tem desempenhado uma vasta e intensa atuação nos diversos campos de pesquisa da história antiga no Brasil.


Prof. José Maria Neto [Organização do Evento, Diretor do grupo Leitorado Antiguo, UPE]: Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, ministra as disciplinas de Antiguidade Pré-Clássica e Clássica. Membro permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE). Líder do Leitorado Antiguo – grupo de ensino, pesquisa e extensão em História Antiga, dedica-se ao estudo da recepção da Antiguidade no mundo contemporâneo. É autor de Sonhos de Nabucodonosor (Edupe, 2014), e organizou as coletâneas Antigas Leituras: Diálogos entre a História e a Literatura (Edupe, 2012) e Antigas Leituras: Visões da China Antiga (Unespar, 2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História; literatura e História; civilização: conceitos e debates; Antiguidade e Ensino de História.


Prof. Carlos Eduardo da Costa Campos [Organização do Evento]: Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e coordenador do grupo de pesquisa ATRIVM / UFMS. O referido pesquisador é Doutor (2014-2017) e mestre (2011-2013) em História Política,na linha: política e cultura, do Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Campos possui estágios de pesquisa no ANHIMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques ANHIMA), sob a direção da Professora Dra. Violaine Sebillote Cruchet e supervisão do Prof. Dr. Anderson Martins (2018), na Universidade Paris I, Sorbonne; na Ecole Francaise D'Athenes (2012); na Universidade de Coimbra, sob supervisão da Professora Doutora Carmen Soares (nos anos de 2012 e 2014); além da atividade de pesquisa no Centro Arqueológico de Saguntum / Valência- Espanha (2012). Campos atuou como secretário do Grupo de Trabalho em História Antiga do Rio Grande do Sul e do ATRIVM-UFRJ, ambos entre 2016 e 2018. Membro do LECA-UFPel; GEMAM - UFSM; Leitorado Antiguo-UPE. A área de atuação do pesquisador é: História Antiga; Ensino de História Antiga; Teoria e Metodologia.



@
Dúvidas, questões, ajuda?
simpohis@gmail.com


2 comentários:

  1. Boa-noite! Obrigada mais uma vez por proporcionar aos educadores, sobretudo da História, esse evento que abre muitas vertentes para a melhoria da prática docente, sobretudo neste tempo de tantas crises no nosso país em que necessitamos reinventar, nos humanizar e ultrapassar a linha das informações que chegam em excesso aos nossos cérebros, tolhendo os conhecimentos verídicos que nos conscientizam historicamente.
    Ivanize Santana Sousa Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Tem previsão de quando acontecerá o 7 simpohis?

    ResponderExcluir